Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Buquê feito com folhas secas...


Achei esse post na Vila do artesão no facebook, e achei lindo e quis compartilhar.
Buquê feito com folhas secas... Vamos aprender?
Bouquet de outono feito com folhas de árvores secas
A época de outono tem um enorme charme. As folhas caindo amareladas, fazendo tapete para quem passa, são poéticas. Se a época passa, as folhas podemos guardar de um jeito bem interessante: transformando em buquê de flores. Vamos aprender como fazer para modelar as folhas em botões de rosa e preservar esse momento por mais tempo.
Dica de uso: aproveitem essas flores para lembrancinhas, enfeites de pacotes, buquês de noiva e arranjos decorativos.


Junte as folhas que caíram das árvoresVá ao seu quintal ou ao parque mais próximo e junte as folhas que já caíram das árvores. Tenha cuidado para não quebra-las, pois como estão vão esmigalhar. Eu tenho um cajueiro que colabora com folhas o ano inteiro. Meu buquê será de folhas de cajueiro.
Esse é o pulo do gato. Para poder modelar uma folha seca sem que ela se quebre vamos aplicar uma generosa camada de cola branca por toda a folha. Primeiro de um lado, depois de outro, no sentido das nervuras, aguardando secar naturalmente.Aplique cola branca em toda a folha
Dobre a folha na parte mais largaDobre a folha na altura em que ela é mais larga, deixando o cabinho livre para ser um suporte.
De uma borda para a outra, enrole a folha bem apertada, pra fazer o miolo da flor.Enrole o miolo bem juntinho
Enrole a segunda folha em torno desse mioloEnrole a segunda folha em torno desse miolo. Lembre que os cabinhos ficam juntos embaixo.
Continue enrolando as folhas em torno do miolo, lembrando que as primeiras folhas são menores, depois as médias e por fim as maiores. Para uma flor usamos entre 8 e 10 folhas.Continue enrolando as folhas em torno do miolo
Finalize a flor amarrando com um barbanteFinalize a flor amarrando com um barbante bem apertado na base um pouco acima dos cabinhos.
Corte o excesso das pontas do barbante.Corte as pontas do barbante
Faça o acabamento com fita floralFaça o acabamento com fita floral, cobrindo o barbante até o final do cabinho.

E pronto.
Seu botão de rosa já está pronto.
Reparem abaixo que uma das rosas está mais verdinha. É porque usei nela folhas recém caídas ou prestes a cair, quase secas. O processo de montagem é o mesmo.
Não testei pintando a folha, mas fica a sugestão para quem desejar uma cor diferente. Depois me conte.

Prepare vários botões de rosa

Quem desejar botões de rosa com hastes maiores é só enrolar as folhas em volta de um galho seco de árvore fino, que as flores poderão formar um belo ramalhete.
É claro que folhas de formatos diferentes rendem resultados diferentes. É só adaptar que dá tudo certinho.
Esses arranjos duram muito tempo. Para limpar usem apenas o vento leve de um secador de cabelos, em temperatura fria. Com esse cuidado pode durar muito mais do que imaginam.
(Tutorial e imagens da Vila do artesão - Cris Turek)

E ai, gostaram?? Fica um charme esse arranjo e fácil de fazer.
Bjus e até a próxima.